O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade.O mercado de trabalho é bastante amplo e oferece muitas oportunidades para uma carreira bem sucedida.
Atualmente, a profissão vive um momento áureo. Onde há uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, existe a figura do Profissional da Contabilidade.A amplitude e abrangência da atuação do contador ligado a
vários níveis hierárquicos dentro de uma empresa e ao desempenho de atividades
profissionais sem vínculo empregatício permite ao contador consolidar suas
perspectivas, com vistas ao envolvimento com os negócios. Com inúmeras possibilidades profissionais ao profissional
contábil e estreita relação com as áreas de negócios, alguns cuidados são
necessários. Dentre eles estão o desempenho funcional e conhecimentos
atualizados, uma vez que na visão do empresário, empregador ou contratante em
geral, estes se refletem à mesma proporção que os seus ganhos aumentam. O
contador é um profissional que pode desempenhar inúmeras funções no mercado de
trabalho. Porém, é necessário que tenha conhecimento da dimensão de suas ações
frente às decisões que o seu trabalho requer, de maneira geral. Neste sentido,
a amplitude do mercado de trabalho para o profissional contábil contempla dezenas
de especializações.
O Profissional da Contabilidade pode exercer múltiplas funções
podendo atuar como:
podendo atuar como:
Dada a importância da contabilidade para as empresas e a consolidação profissional para o contador, o campo de atuação do contador se estende pelas empresas, no ensino, em órgãos públicos, e como empresários da área contábil. Ao profissional contábil cabe a tarefa de traduzir os objetivos essenciais da contabilidade, fornecer informações relevantes para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança.
O contador baseia-se em conhecimentos e experiências adquiridas no campo do trabalho. Habilidades além do conhecimento contábil são requisitos no quadro de competências do contador e interessam aos agentes de negócios, como gestores, credores, investidores e o próprio governo, fazendo surgir a necessidade de profissionais cada vez mais preparados, que reúnam habilidades técnicas da área, habilidades pessoais e interpessoais, postura ética e capacidade de adaptação à multiplicidade de eventos que acontecem com o tempo.
Por se tratar de uma profissão com possibilidade de ampla atuação no mercado de trabalho, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC definiu, por meio da Resolução CFC 560/1983, com alteração dada pela Resolução CFC 898/2001, as atribuições privativas do profissional da área contábil e aquelas que podem ser compartilhadas com outras categorias profissionais, tais como administradores, economistas, advogados, engenheiros, entre outros. As atividades que o contador desempenha em conjunto com as outras profissões são denominadas “atividades compartilhadas”, uma vez que não exigem o domínio pleno das técnicas de contabilidade. Quanto ao papel do profissional contábil na preparação das demonstrações contábeis o não-contador (advogado, economista, administrador de empresas, engenheiro etc.) está muito interessado em como entender ou como interpretar a contabilidade, daí a importância de as demonstrações contábeis refletirem adequadamente a realidade em dado momento.
Diante do exposto sobre o campo de atuação do contador, é possível afirmar que são amplas as possibilidades e perspectivas profissionais para os estudantes. Porém, exige-se qualificação e capacitação mesmo depois de formados. As perspectivas dos profissionais no mercado de trabalho devem estar em sintonia com a dos usuários da informação contábil no intuito de proporcionar resultados positivos e de que a imagem do contador esteja associada à competência e honestidade como profissional da área.
REFERÊNCIAS:
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial.16.ed São Paulo: Atlas, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário